29 Nível 1

O primeiro nível de complexidade atende órgãos que desejam iniciar seus esforços em abertura de dados e que não possuam um volume muito grande de bases de dados. Nesses casos, um único profissional de TI é capaz de administrar o local onde as bases de dados serão disponibilizadas.

 

O órgão que tiver menos de 100 bases para publicar na Web pode configurar um servidor de Web convencional, hospedando os documentos no próprio servidor ou num serviço de armazenamento em nuvem. As bases devem ter sua descrição (também conhecida como "metadados") embarcada na página onde são publicadas e ferramentas existentes de busca, como a busca personalizada do Google , podem ser utilizadas.

 

Não é necessário configurar uma rotina de atualização automática de bases: os dados podem ser enviados manualmente com apoio da equipe de TI do órgão. É recomendado incluir um sistema de comentários nas páginas das bases, de modo a estimular sugestões e críticas dos usuários que acessarem as bases.

 

Resumo:

Configurar um sítio usando um servidor de Web padrão

Hospedar dados diretamente no servidor (ou usando algum serviço de hospedagem em nuvem)

Metadados embarcados na própria página onde as bases são exibidas

Busca no sítio com ferramentas existentes, como a busca personalizada do Google

Atualização manual de dados, metadados e conteúdo com apoio da equipe de TI

Incluir sistema de comentários nas páginas das bases, para receber sugestões

 

Macintosh HD:Users:cburle:Documents:W3C Br:Dados Abertos:SPUK:Guias Abertura de Dados e Web Semântica:Ilustrações:arte_final_figuras_guia_de_abertura_de_dados:PNG:fig_pag45.png