37 Formato KML

O Keyhole Markup Language (KML) é uma derivação do XML para expressar dados e visualizações geográficas em navegadores de mapas bidimensionais ou tridimensionais desenvolvidos para a Internet. O formato foi adquirido pelo Google em 2004 e tornou-se o padrão usado no aplicativo Google Earth. Em 2008, o formato se tornou um padrão internacional do Consórsio Geoespacial Aberto.

O formato KML tem uma estrutura semelhante ao do XML, mas define uma série de características, como marcadores de lugares, imagens, polígonos, modelos 3D e descrições textuais. Cada localidade sempre apresenta uma longitude e uma latitude. Os arquivos são distribuídos em pacotes KMZ, que são arquivos KML compactados no padrão zip com uma extensão .kmz. O conteúdo do pacote compactado compreende em um único documento KML ("doc.kml") e, de forma opcional, subdiretórios contendo as imagens e outros arquivos referenciados no KML. Um típico documento KML se apresenta da seguinte maneira:

Macintosh HD:Users:cburle:Documents:W3C Br:Dados Abertos:SPUK:Guias Abertura de Dados e Web Semântica:Ilustrações:arte_final_figuras_guia_de_abertura_de_dados:PNG:codigoxml_pag59.png