Notas | 09 MAI 2018

Computação Cognitiva é destaque na WWW 2018

Computação Cognitiva é destaque na WWW 2018

Aconteceu durante os dias 23 e 27 de abril, em Lyon, na França, a The Web Conference 2018 (WWW'2018), maior evento acadêmico sobre pesquisas relacionadas à Web. A edição deste ano contou com a presença de mais de dois mil participantes que puderam acompanhar workshops, tutoriais, sessões de apresentação de artigos, palestras e painéis de especialistas.

A Computação Cognitiva foi o grande destaque deste ano, com uma série de atividades dedicadas para dialogar sobre como a Web está se tornando um grande ecossistema para o desenvolvimento de sistemas inteligentes. No total, foram seis sessões exclusivas, com um total de 24 artigos publicados dialogando com o tema. Todo o material pode ser acessado no site da conferência.

Além das sessões de artigos, também houve uma apresentação do Ruhi Sarikaya, Diretor de Ciências Aplicadas do projeto Amazon Alexa, convidado como Keynote Speaker da conferência. Ele iniciou sua exposição dialogando que a interface por voz está ganhando espaço como uma forma de interação entre o usuário e a tecnologia, apoiado por uma pesquisa que estima que 50% de todas as buscas serão feitas por voz, já em 2020. Sarikaya lembrou que o projeto Alexa ainda está em sua fase inicial, com muito desenvolvimento ainda por ser feito, mas que mesmo assim muitos usuários estão satisfeitos com os resultados apresentados até o momento.

A promessa dos assistentes pessoais é acrescentar valor para os clientes, reduzir os atritos de interação e dar-lhes respostas mais confiáveis. De acordo com ele, as pessoas precisam de ajuda para administrar suas vidas em um mundo tão complexo e dinâmico, e a interface por voz se torna uma maneira natural de interação. O ato de digitar para entrar com dados em um sistema traz fricção e uma quebra de fluxo para o usuário, mas o comando de voz, por sua vez, resgata toda fluidez de interação. Por fim, ele cita que o desenvolvimento do projeto Alexa pode chegar no nível em que ele se tornará a memória externa do cliente. O sistema lembrará de coisas para vocês.

A apresentação foi então seguida de um painel sobre Inteligência Artificial e o futuro da Web, com a presença de Tim-Berners Lee (MIT/W3C), Vint Cerf (Google), Antoine Bordes (Facebook), Kira Radinsky (eBay) e o próprio Sarikaya, para discutir Inteligência Artificial (IA) e o futuro da Web.

O primeiro a falar foi Tim-Berners Lee, que alertou para o fato de que o os algoritmos de grandes empresas "treinaram" as pessoas para produzir fakenews durante as eleições americanas com a motivação de ganhar dinheiro com anúncios, uma intenção puramente comercial. É preciso ter atenção com o desenvolvimento de projetos de IA e suas combinações de boas e más intenções, com proprósitos comerciais e sistemas maliciosos. E ainda deu como exemplo o próprio projeto Alexa da Amazon: "Alexa, para quem você trabalha? Você definitivamente não trabalha para mim. Eu preciso de uma IA que trabalhe com meus dados para mim."

Em seguida, Vint Cerf, do Google, lembrou que temos responsabilidade dos softwares que desenvolvemos, e que devemos reduzir os seus impactos, principalmente por não conhecermos os efeitos que a tecnologia pode causar. Ele defendeu que os governos não devem se apressar para criar regulações de sistemas de inteligência artificial, porque ainda estamos vivendo a sua fase embrionária. Integridade e transparência é o que precisamos no momento para garantir o desenvolvimento da tecnologia. Antoine Bordes, líder de pesquisas de inteligência artificial do Facebook, argumentou que a empresa abre o seu código para buscar transparência e segurança. E que é  preciso ética em todos os níveis da Web.

A conferência WWW'2018 nos mostrou que a Computação Cognitiva tem recebido crescente atenção da academia e da indústria, principalmente por trabalhar com uma abordagem que facilite a integração entre ciência cognitiva e computação para o desenvolvimento de novas plataformas. Ainda há muito o que debater sobre os seus possíveis desdobramentos nas sociedades. Estamos vivenciando um momento em que é mais oportuno fazer perguntas do que tentar respondê-las. A única coisa que se sabe é que a Web é o ambiente propício para estimular o desenvolvimento desse tipo de tecnologia, e é isso que iremos debater durante a Conferência Web.br deste ano, com o tema “A Web na era da Computação Cognitiva”.

Por Diogo Cortiz.