header

ir para o conteúdo

Sobre o Ceweb.br

Há mais de 20 anos a Web é construída diariamente a muitas mãos. Desenvolvedores, empresários, ativistas, governo e usuários tornam esse serviço na Internet uma ferramenta essencial para o desenvolvimento social. A Web dá um toque mais humano à Internet. Ela permite o acesso amigável e democrático às funções de comunicação e de troca de dados. E, para manter esse caráter coletivo e interconectado, a Web necessita de colaboração constante em seu desenvolvimento e do acompanhamento de tecnologias e padrões.

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) destaca-se como modelo de governança da Internet para o mundo. Criado em 1995, o CGI.br orienta o crescimento saudável da rede no país a partir de uma configuração multissetorial. São 21 membros da sociedade, do governo, do setor empresarial, do terceiro setor e da comunidade acadêmica.

É com esse espírito que o Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) nasce, dentro do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), braço executivo do CGI.br. As atividades do Ceweb.br, inspiradas por essa natureza multissetorial, abrangem o serviço da Internet que é hoje o mais importante e o mais presente.

O Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) foi criado como um departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) para viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas. O Ceweb.br nasce inspirado pelos princípios e projetos já desenvolvidos pelo Escritório Brasileiro do W3C (World Wide Web Consortium), hospedado e apoiado pelo NIC.br no Brasil desde 2008, com a missão de promover atividades que estimulem o uso de tecnologias abertas e padronizadas na Web.