NIC.br

Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR
CGI.br

Imprensa NIC.br

Ir para o conteúdo

Clipping

Parceria entre NIC.br e Globo.com melhora tráfego em sites e vídeos

Tecnogeek - 03/04/2014 - [ gif ]
Assunto: PTT

A Globo.com e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) concluem nesta quinta-feira (3) a ativação de uma nova conexão de 100 Gbps no projeto PTT.br. O objetivo dos Pontos de Troca de Tráfego (PTTs) é melhorar a qualidade das transmissões de vídeos, acessos a sites e outros serviços. Com os PTTs, é possível criar a infraestrutura necessária para a interconexão direta entre redes – incluindo os provedores de conteúdo e de acesso – concentrando o tráfego desses dados.

Na prática, o que vai acontecer é a conexão de um novo cabo da Globo.com com o NIC.br. Os provedores de acesso à Internet – móvel e banda larga – conectados à central do NIC.Br terão acesso direto ao conteúdo Globo.com. Isso significa que o caminho até os vídeos, streaming e sites do grupo será encurtado, aumentando a qualidade das transmissões ao vivo, evitando gargalos.

Novas portas de conexão da Globo.com ligadas ao datacenter de São Paulo do NIC.br  (Foto: Divulgação/NIC.br)

Novas portas de conexão da Globo.com ligadas ao datacenter de São Paulo do NIC.br (: Divulgação/NIC.br)

“Essa nova interface irá viabilizar maior capacidade de transmissão dos da Globo.com para os outros participantes do PTT. No caso, os provedores de acesso à Internet assinados pelos usuários”, afirma Galvão Rezende, supervisor de operações do projeto PTT.br.

Os PTTs, infraestruturas que permitem aos chamados Sistemas Autônomos uma comunicação direta, beneficiam não só os administradores da rede como os usuários comuns de Internet que poderão contar com uma conexão mais eficiente, sem interrupções de tráfego, gargalos e outros problemas quando há picos de acesso em ocasiões de grandes eventos como a próxima Copa do Mundo de Futebol 2014.

“Quando muitos usuários desses provedores querem acessar uma transmissão da Globo.com, como será nos jogos da Copa do Mundo, pode ocorrer um pico de tráfego. Se todos estão procurando o mesmo conteúdo, isso acaba gerando um ponto de gargalo, congestionando a conexão”, explica. “Agora, sensação que o usuário tem vai melhorar, ele terá acesso instantâneo ao conteúdo”, completa.

PTTs no Brasil

Hoje, o NIC.br opera 25 Pontos de Troca de Tráfego no Brasil nas cidades de Americana (SP), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campina Grande (PB), Campinas (SP), Caxias do Sul (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Lajeado (RS), Londrina (PR), Manaus (AM), Maringá (PR), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Carlos (SP), São José dos Campos (SP), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP) e Vitória (ES).

Para ter uma ideia, segundo o NIC.br, o PTT de São Paulo registrou recentemente um pico de 400 Gbps de troca de tráfego Internet e os 25 PTTs disponíveis no país, juntos, alcançaram 460 Gbits. Os números se mostram acima da média de crescimento anual do tráfego no PTT, que é de 80%. O PTT de São Paulo registrou em junho de 2013 a marca de 200 Gbs - o que significa que o tráfego trocado mais que dobrou em oito meses.

Isso significa que os provedores de acesso e conteúdo na Internet estão trocando cada vez mais informações por meio dos PTTs, cuja missão é manter o tráfego nacional dentro das nossas fronteiras.

“Com os PTTs, estamos encurtando o caminho, diminuindo distâncias e tirando os atravessadores das conexões”, analisa Galvão. “Estamos chegando agora ao da transmissão em alta definição e isso faz com que esse tráfego da Globo.com também cresça com a demanda dos jogos”, conclui.