INTRODUÇÃO
Desde o seu surgimento, a Web tem se destacado como um importante meio para a troca e compartilhamento de informações. Nesse cenário de grande quantidade de dados disponíveis na Web, dois papéis merecem destaque: os provedores e os consumidores de dados. Em termos gerais, os provedores de dados visam a publicação e o compartilhamento de dados, com acesso livre ou controlado, enquanto os consumidores de dados (que também podem ser eles mesmos provedores) desejam fazer uso destes dados para a geração de informações úteis e relevantes, bem como para a geração de novos dados.
É importante ressaltar que o interesse na publicação de dados na Web não é algo novo (BERNERS-LEE; CONNOLLY; SWICK, 1999 e ABITEBOUL; BUNEMAN; SUCIU, 2000). Porém, nos últimos anos, este interesse tem se caracterizado pela publicação de dados de maneira a promover o compartilhamento e a reutilização de dados. Dessa forma, apenas disponibilizar o acesso aos dados não é suficiente. De maneira geral, torna-se necessário publicar dados de forma que possam ser prontamente compreendidos e utilizados por consumidores, além da disponibilização dos dados em formatos que possam ser facilmente processados por aplicações. Além disso, fatores como a heterogeneidade dos dados e a falta de padrões para descrição e acesso aos conjuntos de dados, tornam o processo de publicação, compartilhamento e consumo de dados uma tarefa complexa. Neste contexto, esta apostila discute os fundamentos relacionados à publicação de dados na Web, abordando aspectos relevantes, incluindo: os conceitos de Dados Abertos, Dados Conectados (do inglês Linked Data), o Ciclo de Vida dos Dados na Web e as Boas Práticas para Dados na Web.