Sobre os Autores
Seiji Isotani é pesquisador, inventor, empreendedor e professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP). Tem bacharelado e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (IME-USP). Concluiu seu doutorado na área de Engenharia de Ontologias e Web Semântica na Universidade de Osaka, no Japão. Realizou seu pós-doutorado na Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, onde foi contratado e permaneceu no quadro docente (Faculty) até 2011. Tem experiência nas áreas de Ensino, Ciência da Computação, Desenvolvimento de Software e Transferência de Tecnologia, com ênfase em sistemas colaborativos e sistemas educacionais semânticos. Junto ao W3C, tem trabalhado em projetos de pesquisa e extensão relacionados à criação de um ecossistema para produção e consumo de dados abertos. é fundador e atual co-coordenador do Laboratório de Computação Aplicada à Educação e Tecnologia Social Avançada (CAEd), realizando pesquisas em ontologias, open linked data, web semântica, sistemas tutores inteligentes, aprendizagem colaborativa e mineração de dados educacionais. Também é cofundador da empresa MeuTutor, que desenvolve tecnologias semânticas para a Educação e ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais.
Ig Ibert Bittencourt é doutor em Ciência da Computação pela UFCG (2009) e pós-doutor pela Unicamp (2013). é professor do Instituto de Compu- tação da Universidade Federal de Alagoas e bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq. Também é vice-presidente da Comissão Especial de Informática na Educação da Sociedade Brasileira de Computação, representante consultivo da UFAL no W3C e membro da SBC, ACM e W3C. é um dos fundadores e diretor do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), que objetiva a formação de líderes inovadores com visão social. Fundou duas startups premiadas por seu caráter inovador, sendo uma na área de Tecnologias na Educação (MeuTutor) e outra na área de Tecnologias Semânticas (LinKn). Atualmente tem trabalhado com pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de Tecnologias Educacionais, Dados Abertos Conectados e Empreendedorismo Social.