Na Mídia |
05 MAI 2015
Governança da Internet se aprende na sala de aula

A Escola de Governança da Internet no Brasil (EGI), projeto do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), abre nesta segunda-feira, 04/05, as inscrições para o segundo Curso de Curta Duração. O Curso é voltado para gestores públicos e formuladores de políticas públicas, empresários, acadêmicos, membros da comunidade técnica e de organizações da sociedade civil que atuam com temas relacionados à Internet. A participação é gratuita e o evento acontecerá em São Paulo, entre os dias 16 e 21 de agosto deste ano.
Para concorrer a uma das 35 vagas, os interessados devem fazer a inscrição no portal da EGI (egi.nic.br/), preencher o formulário, enviar currículo e produzir um texto de uma página sobre temas relacionados à Governança da Internet dentro de sua área de atuação. Além da análise das informações enviadas, o processo seletivo obedecerá aos critérios de distribuição geográfica, setorial e de gênero dos candidatos. Em 2014, a primeira turma recebeu 200 inscrições para 35 vagas.
“O curso contribui com a capacitação de gestores do setor público e privado, acadêmicos e ativistas envolvidos de alguma forma com os temas da governança da Internet. Assim, ajudamos a qualificar o debate no processo de construção de consensos para o desenvolvimento da rede no Brasil”, destaca Hartmut Glaser, diretor de Assessoria ao CGI.br do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), coordenador do Núcleo Diretivo da Escola de Governança, e um dos professores do curso.
O corpo docente conta com professores como Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br, Carlos A. Afonso, conselheiro do CGI.br e diretor de planejamento e estratégias da Rede de Informações para o Terceiro Setor (RITS), Cristine Hoepers, gerente do CERT.br e Antônio Moreiras, gerente do Ceptro.br, Danilo Doneda, advogado, e Carlos Affonso de Souza, diretor do ITS (Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio de Janeiro). As inscrições ficarão abertas durante três semanas e a lista dos aprovados será divulgada em julho. As aulas totalizarão 40 horas, distribuídas em seis dias, com início em 16 de agosto.
Ainda em 2015, a Escola de Governança da Internet no Brasil promoverá um curso específico voltado aos profissionais da área jurídica. As aulas estão previstas para o mês de setembro e têm a proposta de debater e aprofundar temas da governança da Internet entre advogados, promotores, juízes, desembargadores, entre outros. A EGI está preparando ainda o lançamento de um curso de pós-graduação. Mais informações estão disponíveis na página da Escola na Internet: egi.nic.br/.