header

ir para o conteúdo
Notas | 24 MAR 2016

Boas Práticas para Publicação de Dados na Web

Boas Práticas para Publicação de Dados na Web
O Ceweb.br participou da última reunião presencial (Face to Face Meeting - F2F) do Grupo de Trabalho de Boas Práticas para Publicação de Dados na Web (Data on the Web Best Practices Working Group – DWBP WG) do W3C, em Zagreb, Croácia, nos dias 14 e 15 de março.

Durante a reunião discutiu-se sobre o documento de Boas Práticas para Publicação de Dados na Web, disponível somente em inglês, que conta com a participação de três brasileiros como editores, sendo dois destes representantes do Ceweb.br – Caroline Burle e Newton Calegari – e a professora Bernadette Farias Lóscio, do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Esse é o primeiro Grupo de Trabalho do W3C no qual a maior participação e contribuição provém de brasileiros. Devido ao pioneirismo e fomento do W3C Brasil e do Ceweb.br às atividades para a publicação de dados em formato aberto, o Ceweb.br recebeu o convite para ser co-chair do DWBP WG, representado por Yasodara Córdova.

O documento DWBP, está no estágio final de desenvolvimento e será lançado em julho de 2016 como uma nova recomendação do W3C. A reunião F2F reuniu presencialmente membros de todo o mundo para o importante trabalho de finalizar as tarefas (actions) e discussões (issues) acerca do documento.
A recomendação de Boas Práticas para Publicação de Dados na Web será destinada a profissionais envolvidos com a gestão da informação, desenvolvedores e demais interessados em compartilhar e reutilizar dados na Web. Além deste, há dois documentos, que serão publicados como notas do W3C, os quais apresentam vocabulários que tratam do uso e qualidade de dados: Data Usage Vocabulary  (DUV) e
Data Quality Vocabulary (DQV).

Todas as recomendações produzidas pelo W3C são abertas. O processo de construção de cada uma delas é documentado na Web e pode receber contribuições da comunidade e interessados nos temas. Está previsto para  abril de 2016 a publicação de uma nova atualização desses três documentos para que qualquer pessoa possa revisá-los e contribuir com o seu desenvolvimento. O documento Data on the Web Best Practices será publicado em estágio chamado "Candidate Recommendation" e em paralelo ocorrerá a etapa de implementações e testes das boas práticas por diferentes organizações envolvidas com a publicação de dados na Web.
As sugestões de contribuição, bem como eventuais dúvidas e questionamentos, podem  ser encaminhados para a lista de e-mail pública do DWBP WG.