header

ir para o conteúdo
Notas | 25 MAI 2016

Chamada para comentários no documento de boas práticas do W3C

Chamada para comentários no documento de boas práticas do W3C
O Data on the Web Best Practices Working Group do W3C anuncia a publicação de três documentos: Boas Práticas para Publicação de Dados na Web (Data on the Web Best Practices), Vocabulário de Uso de Conjunto de Dados (Dataset Usage Vocabulary) e Vocabulário de Qualidade de Dados (Data Quality Vocabulary).

Esses documentos são o resultado de dois anos de esforço colaborativo do grupo de trabalho, que conta com uma fundamental participação de um grupo expressivo de pesquisadores brasileiros. O documento de Boas Práticas e os Vocabulários estão abertos para os comentários finais, antes que eles se tornem "Candidatos à Recomendação" do W3C (Boas Práticas) e Notas de Trabalho do W3C (Vocabulários). Os publicadores de dados na Web também podem comentar como estão implementando, ou planejam implementar, essas Boas Práticas.

O documento sobre Boas Práticas de Dados na Web oferece recomendações sobre como dados de todos os tipos – governo, pesquisa, comercial, etc. – podem ser compartilhados na Web, de forma aberta ou não. O objetivo é tornar os dados disponíveis de forma a maximizar as chances de sua descoberta e reutilização. O fornecimento de uma variedade de metadados, o uso de URIs como identificadores e várias opções de acesso são algumas das chaves para isso.

O Vocabulário de Uso de Conjunto de Dados oferece um arcabouço onde citações, comentários e a utilização dos dados dentro de aplicações podem ser estruturados. O objetivo é beneficiar os publicadores de dados, permitindo a avaliação do impacto dos seus esforços para compartilhar dados, e beneficiar, também, os usuários de dados, encorajando a disponibilidade contínua dos dados e a visibilidade de seu próprio trabalho.

O Vocabulário de Qualidade de Dados oferece um arcabouço onde a qualidade de um conjunto de dados pode ser descrita pelo publicador ou por uma comunidade mais ampla de usuários. Esse vocabulário não fornece uma definição formal, completa, de qualidade, ao contrário, enuncia um meio consistente no qual as informações podem ser fornecidas, de tal forma que um usuário potencial de um conjunto de dados possa fazer um julgamento próprio sobre sua adequação a um propósito específico.

Quaisquer comentários ou exemplos de como as Boas Práticas estão sendo usadas podem ser enviados para public-dwbp-comments@w3.org (subscribe archives), até o dia 12 de junho de 2016.