Notas | 01 MAR 2019

Em ritmo de Carnaval, vem aí o Open Data Day 2019! 🎊🎊


Esta é a 9a edição do Open Data Day, um dia reservado na agenda mundial para celebrar os dados abertos. Uma série de eventos locais acontecem nesta data e utilizam esses mesmos dados em suas comunidades para mostrar seus benefícios e estimular a adoção e uso de políticas de dados abertos em governos, empresas e também na sociedade civil.

Embora a data real de comemoração seja no dia 2 de março, no Brasil os eventos acontecerão posteriormente a este dia por conta das festividades de carnaval. Serão realizados 3 eventos brasileiros:


Open Data Day Baixada Santista - 9 de março.

https://www.meetup.com/pt-BR/BxPy013/events/258626618/


Open Data Day Curitiba - 9 de março. https://www.eventbrite.com.br/e/open-data-day-curitiba-2019-tickets-55670774786


Open Data Day Natal - 23 de março.

http://certificadolivre.com.br/evento?id=6877


Foram definidos 3 áreas de discussão para a edição de 2019:


  • Rastreamento de fluxo de dinheiro público;
  • Mapeamento aberto;
  • Desenvolvimento igualitário.

O público dos eventos é bastante diversificado. Haverá a participação de servidores públicos, designer, desenvolvedores, estatísticos, advogados e qualquer cidadão que esteja interessado em acompanhar como podemos melhorar políticas públicas e usufruir dos benefícios da abertura de dados.


O Ceweb.br tem uma lista extensa de materiais sobre Dados abertos que explica o que são, qual a sua importância, quais são os seus benefícios, como abrir dados, como eles contribuem para um governo mais eficientes e transparentes entre outras questões.


Confira: https://ceweb.br/noticia/notas/materiais-de-referencia-para-a-abertura-de-dados/


#OpenDataDay #ODD19 #DadosAbertos #Transparencia #Cidadania