header

ir para o conteúdo
Notas | 14 MAI 2020

Lives Ceweb.br – Confira a agenda completa!



Dia 13 de maio - Publicações digitais: uma contribuição para a ciência - Reinaldo e Amanda Ramalho 

Nos últimos meses o consumo de conteúdo digital tornou-se importante devido ao isolamento social. Livros, revistas e artigos acadêmicos podem ser consumidos em qualquer lugar por qualquer pessoa e a procura por conteúdo científico vem crescendo em tempos de fake news. Nesta conversa, Amanda Ramalho, do SciELO Livros e Reinaldo Ferraz,do Ceweb.br, vão discutir sobre as publicações científicas em formato digital e o que mudou nesses tempos de pandemia.

Dia 19 de maio - "COVID-19 e dados abertos: lições a aprender".

Diante da pandemia da COVID-19, informações corretas, precisas e atualizadas tornam-se o melhor insumo da sociedade. Dados abertos são o principal ativo que a sociedade pode ter para se informar e tomar decisões. A disponibilização de dados e seu uso por pesquisadores, imprensa e cidadãos ainda provocam discussões e controvérsias. Nessa live sobre "COVID-19 e dados abertos: lições a aprender", apresentamos os esforços para a publicação de dados sobre o tema e os desafios encontrados para melhor informar a populaçã

 Dia 28 de maio - "Inteligência Artificial: desafios sobre equidade e transparência".

A Inteligência Artificial está sendo adotada em cenários de tomada de decisões sensíveis, como estimar o índice de reincidência criminal, aprovar ou não crédito e até mesmo decidir quem deve ter tratamento especial de saúde. Surgiram diversos questionamentos sobre Equidade (Fairness), Responsabilidade (Accountability), Transparência (Transparency), Ética em projetos de IA será uma conversa entre Caroline Burle e Diogo Cortiz, ambos do Ceweb.br, na qual vão abordar esses tópicos e contar um pouco sobre o que rolou no Workshop on Fairness, Accountability, Transparency, Ethics and Society on the Web que eles organizaram para discutir essas questões durante a The Web Conference 2020.

Dia 04 de Junho - "Design e Inteligência Artificial".

(Resumo em breve)