header

ir para o conteúdo
Notas | 06 DEZ 2019

O Ceweb.br é organizador do Workshop FATES que acontecerá na The Web Conference 2020”

O Ceweb.br é organizador do Workshop FATES que acontecerá na The Web Conference 2020”

A segunda edição do FATES sobre Equidade (Fairness), Responsabilidade (Accountability), Transparência (Transparency), Ética e Sociedade na Web, está sendo organizada pelo Ceweb.br e por mais cinco pesquisadoras, sendo duas de universidades internacionais.

Após a edição bem-sucedida de 2019, o FATES 2020  promoverá discussões sobre essas mesmas questões críticas e unirá forças para uma Web verdadeiramente inclusiva, transparente e aberta.

Os dados são aprendidos através das pessoas. Os dados pessoais coletados de mídias sociais e dispositivos móveis, geralmente considerados informações confidenciais, têm sido amplamente utilizados pelos sistemas para diversos fins, incluindo previsão de comportamento do usuário, recomendação de conteúdo e detecção de fraude. 

O comportamento do usuário, por sua vez, está mudando com base nos algoritmos aos quais os usuários estão expostos. Estudos recentes revelaram que muitos sistemas baseados em aprendizado de máquina exibem vieses, incluindo vieses raciais e de gênero. Esse cenário suscita novos desafios em relação à imparcialidade e responsabilidade algorítmica, transparência dos modelos de aprendizado de máquina, a importância de desenvolver melhores sistemas de IA na Web e ferramentas para lidar com questões de privacidade e ética na modelagem e análise de comunidades online, como interações nas mídias sociais, dados de mobilidade, redes de engajamento político, comunidades de assistência médica e assim por diante. 

O objetivo deste workshop é reunir pesquisadores e desenvolvedores da academia, indústria e sociedade civil para apresentar e debater tópicos sobre a importância de se pensar em melhores sistemas de IA na Web e ferramentas para lidar com questões de privacidade. Para isso, buscaremos contribuições que descrevam iniciativas de pesquisa, projetos, resultados e técnicas e experimentos de design que estão sendo desenvolvidos para lidar com equidade e responsabilidade, transparência e ética em IA e privacidade. Nesse sentido, incentivamos submissões de paperscom pesquisas em diferentes níveis de progresso, como, por exemplo, novos resultados, visões, técnicas, documentos de aplicação inovadores e relatórios de progresso.

Dessa forma, estimularemos um debate interdisciplinar sobre tópicos emergentes na Web, criando um fórum aberto para pesquisadores, profissionais e profissionais da Web compartilharem o conhecimento em evolução e relatarem o trabalho em andamento. 

Os artigos aceitos como artigos completos ou resumidos serão publicados em conjunto com os anais da Conferência. Os artigos aceitos como artigos de discussão não serão publicados em conjunto com os anais da Conferência na Web.

 

Datas importantes 

 

Prazo para envio de trabalhos: 10 de janeiro de 2020

Notificação de aceitação de trabalho: 7 de fevereiro de 2020

Versão pronta para câmera em papel (prazo firme): 17 de fevereiro de 2020

FATES na Web 2020: 20 ou 21 de abril de 2020

 

Confira todas as informações em https://fates19.isti.cnr.it