header

ir para o conteúdo
Notas | 04 NOV 2019

O documento "Boas práticas para Dados na Web"é uma tradução oficial do W3C


O documento Boas Práticas para Dados na Web, do W3C (World Wide Web Consortium), agora está disponível em português: https://www.w3.org/Translations/DWBP-pt-BR/.

Redigido por especialistas brasileiros do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o documento mostra como profissionais envolvidos com a gestão da informação, desenvolvedores e demais interessados em compartilhar e reutilizar dados podem publicá-los de maneira a alcançar maiores benefícios e aproveitamento.

O documento é referência para todos que publicam dados na Web. Com 35 boas práticas, reúne orientações que ajudam a promover a reutilização dos dados e a fortalecer a confiança nos dados entre os desenvolvedores - seja qual for a tecnologia que escolham - incrementando o potencial para inovações genuínas.

O processo de tradução, para que o documento fosse referenciado pelo W3C, teve a liderança do Ceweb.br e contou com um comitê multissetorial de 27 especialistas em dados na Web.