Front e UX/UI, é bom se atentar para funcionalidades que a Web não apresenta ainda. Validações, visualizações de fluxos e as representações em grafos podem ser muito úteis pra quem vai trabalhar com serviços prestados em plataformas baseadas em ecossistemas blockchain do que são hoje.

O design, que sempre foi o diferencial para que empresas angariem usuários, pois quanto mais fácil de usar mais fácil de consumir, vai também ser crucial na era da Web Descentralizada. Designers vão ter que achar soluções que tornem o uso dessas aplicações mais fácil e suave do que nunca, apesar de sua complexidade.

Pra quem é dev, a principal mudança de se trabalhar com sistemas que rodam sobre o Blockchain é a introdução pesada dos conceitos de criptografia. Como é uma área muito especializada, o profissional que entender um básico de criptografia e protocolos vai sair na frente. Imagine Internet das Coisas + Criptomoedas espalhadas de modo a facilitar a vida de geral num futuro onde cada centavo importa (micro pagamentos)? Então. Se você ainda não começou a estudar isso, é hora de começar: o futuro não deve demorar pra chegar no Ricardo Eletro.