header

ir para o conteúdo
Releases | 05 OUT 2020

Ceweb.br disponibiliza acervo digital sobre tecnologias web


Pesquisas, artigos, palestras, publicações, entrevistas entre outros documentos compõem um rico repositório disponível para consulta 

O Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) tornou disponível o Acervo Digital do Ceweb, uma plataforma digital com diversos documentos gerados desde 2008 por pesquisadores do Centro e do capítulo brasileiro do World Wide Web Consortium (WC3 Brasil), mantidos pelo NIC.br. Com isso, estudantes, acadêmicos, pesquisadores e outros interessados terão fácil acesso a conteúdos relevantes sobre tecnologias web, de maneira simples e organizada, acessando https://acervo.ceweb.br

O Acervo Digital contém pesquisas, artigos, palestras, publicações, entrevistas e eventos organizados pelo Ceweb.br – um repertório extremamente rico sobre temas como padrões Web (entre eles HTML5 e CSS3), acessibilidade na Web, publicações digitais, dados abertos, Web semântica, Inteligência Artificial, entre outros assuntos. 

“Num trabalho de mais de um ano, centenas de documentos foram catalogados e digitalizados. Temos materiais tanto do Ceweb.br quanto do W3C Brasil, que se complementam, para levar informações a desenvolvedores, pesquisadores, comunidade acadêmica e qualquer pessoa que busque se aprofundar e entender a evolução dos padrões Web”, afirma Vagner Diniz, gerente do Ceweb.br e W3C Brasil. 

O Ceweb.br manterá seu Acervo Digital atualizado por meio desta plataforma, assim como com todos os materiais produzidos pelo capítulo brasileiro do W3C, que integra a comunidade internacional de desenvolvimento de padrões com o objetivo de garantir o crescimento da Web e conduzi-la ao seu potencial máximo. Mantendo o princípio “Web para todos”, o conteúdo do Acervo está disponível em formato e licença abertas. 

Sobre o capítulo brasileiro do W3C
Por deliberação do CGI.br, o NIC.br agrega as atividades do capítulo do W3C no Brasil - o primeiro na América do Sul. O W3C é um consórcio internacional que tem como missão conduzir a Web ao seu potencial máximo, criando padrões e diretrizes que garantam sua evolução permanente. Mais de 80 padrões já foram publicados, entre eles HTML, XML, XHTML e CSS. O W3C no Brasil reforça os objetivos globais de uma Web para todos, em qualquer dispositivo, baseada no conhecimento, com segurança e responsabilidade. Mais informações em: https://www.w3c.br/

Sobre o Ceweb.br
O Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br), do NIC.br, tem como missão disseminar e promover o uso de tecnologias abertas na Web, fomentar e impulsionar a sua evolução no Brasil por meio de estudos, pesquisas e experimentações de novas tecnologias. No escopo de atividades desenvolvidas pelo Centro, destacam-se o estímulo às discussões sobre o ecossistema da Web e a preparação de subsídios técnicos à elaboração de políticas públicas que fomentem esse ecossistema como meio de inovação social e prestação de serviços. Mais informações em https://www.ceweb.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (https://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (https://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (https://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (https://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (https://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (https://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (https://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://www.cgi.br/principios). Mais informações em https://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa: 

Weber Shandwick
https://www.webershandwick.com.br/ 
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Ana Nascimento - anascimento@webershandwick.com - (11) 98670-6579
Fernanda Araújo - FAraujo@webershandwick.com - (11) 97205-7806
Renata Albuquerque - RAlbuquerque@webershandwick.com - (11) 98415-0345 

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação –
 caroline@nic.br
Carolina Carvalho – Coordenadora de Comunicação – carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br 
Bruna Migues - Assistente de Comunicação – bmigues@nic.br

Flickr: https://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: 
https://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: 
https://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://www.facebook.com/nic.br

Telegram: https://telegram.me/nicbr

LinkedIn: 
https://www.linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://www.instagram.com/nicbr/