header

ir para o conteúdo
Releases | 06 FEV 2026

Ceweb.br realiza evento sobre avanços e desafios da norma brasileira de acessibilidade digital


Conferência em São Paulo reunirá especialistas, gestores públicos e profissionais de tecnologia para debater o primeiro ano da ABNT NBR 17225

São Paulo, 06 de fevereiro de 2026 – O Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), realiza, em 11 de março, em São Paulo (SP), a Conferência de Acessibilidade Digital – Todos na Web. O evento propõe uma reflexão sobre os avanços e os desafios da ABNT NBR 17225, que completa um ano no mesmo dia. A norma desenvolvida com a coordenação do Ceweb.br, estabelece requisitos para facilitar e otimizar o acesso de todas as pessoas, especialmente as com deficiências — situacionais, temporárias ou permanentes — a ambientes virtuais, eliminando ou mitigando as barreiras para utilização de websites.

O evento reunirá especialistas, gestores públicos e profissionais de tecnologia para discutir os impactos dos principais marcos normativos ligados à acessibilidade digital. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://todosnawebconf.ceweb.br. A participação dá direito a certificado.

“Com a conferência, esperamos promover um espaço qualificado de diálogo sobre o papel de normas técnicas na consolidação da acessibilidade digital como direito, responsabilidade institucional e elemento estruturante de políticas públicas no Brasil”, explica o gerente do Ceweb.br, Vagner Diniz. "Queremos que a Norma da ABNT seja adotada amplamente, e referenciada em leis para o benefício no uso da Web das pessoas com deficiência. Isso significa inclusão digital e garantia de direitos."

Reinaldo Ferraz, gerente de projetos no Ceweb.br e especialista no tema, afirma que a ABNT 17225 colocou o Brasil na vanguarda da acessibilidade digital. “Ela representa um marco e foi pensada para facilitar a implementação e a compreensão dos requisitos internacionais. Ter no país um referencial técnico como esse transforma a forma como a acessibilidade é tratada”, destaca, acrescentando: “A partir deste primeiro ano da norma, temos que avaliar o que avançou, identificar lacunas e qualificar o debate sobre como transformar diretrizes técnicas em práticas efetivas nos ambientes digitais. E o evento é um passo nesse sentido.”

Programação
A solenidade de abertura terá a presença do diretor-presidente do NIC.br, Demi Getschko, e do secretário-executivo do CGI.br, Hartmut Glaser.

Às 10h, Vagner Diniz e Reinaldo Ferraz farão a palestra O que é a Norma ABNT 17225 e o que aconteceu neste último ano desde o lançamento da Norma?, em que falarão sobre o impacto inicial da ABNT 17225 e os caminhos que vêm sendo trilhados para sua consolidação.
Na sequência, às 11h, Deborah Kelly, Promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo; José Plates, Procurador da República do Ministério Público Federal; e Kelli Angelini, assessora em políticas públicas do NIC.br, participarão do painel A importância dos marcos normativos para a acessibilidade digital no Brasil. O debate abordará como normas técnicas, legislações e outros instrumentos normativos se articulam para orientar a formulação, a implementação e a fiscalização de políticas públicas voltadas à inclusão digital de pessoas com deficiência.

A programação do evento será retomada às 14h45, com o painel Desafios e oportunidades na aplicabilidade da ABNT 17225. A partir de experiências concretas, serão discutidos temas como a interpretação da norma, sua relação com práticas já consolidadas, limitações operacionais, necessidade de capacitação, desafios de validação e a relevância da verificação manual. O debate terá a participação de Sandyara Peres, designer e pesquisadora responsável pela gestão de Fundação, Recursos Visuais e Acessibilidade no Itaú Unibanco, e Sidney Tobias, diretor de participação da Prodam-SP (Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo) e consultor especialista em acessibilidade digital.

Às 15h45, Amanda Marques e Jeniffer Deus, do Ceweb.br, estarão à frente do lançamento do podcast Todos na Web – Transformando Normas em Acessibilidade Real. Em seguida, às 16h45, acontece a palestra 11 de março – Dia Nacional da Acessibilidade Digital, ministrada por Cid Torquato, Embaixador do ICOM – Plataforma de Intermediação em Língua de Sinais, Coordenador do Núcleo de Inovação em Acessibilidade do InovaUSP e CEO do Prêmio WSA Brasil. Torquato falará sobre a mobilização para instituir o dia 11 de março (quando foi lançada a ABNT 17225) como o Dia Nacional da Acessibilidade Digital, destacando o caráter simbólico da data como momento de conscientização, engajamento e reflexão.

O evento será realizado no Centro de Convenções Rebouças e contará com recursos de acessibilidade comunicacional, como libras, legendas ao vivo e audiodescrição. As atividades serão gravadas e disponibilizadas posteriormente no canal do NIC.br no YouTube.

Anote na agenda
Conferência de Acessibilidade Digital | Todos na Web
Data:
11 de março de 2026 (quarta-feira)
Horário: 10h às 19h30    
Local: Avenida Rebouças, 600 - Pinheiros, São Paulo - SP
Inscrições: https://todosnawebconf.ceweb.br/
Acessibilidade comunicacional: Libras, legendas ao vivo e audiodescrição

Sobre o Centro de Estudos sobre Tecnologias Web – Ceweb.br
O Centro de Estudos sobre Tecnologias Web do NIC.br foi criado em 2015 com a missão de conduzir ações e iniciativas que promovam o contínuo desenvolvimento da Web e de seus princípios originais, colaborando para que seja uma rede aberta, universal e acessível a todos. Traz, em seu histórico de atuação, os projetos já desenvolvidos no Brasil pelo Consórcio do W3C, que têm por essência o fomento e uso de tecnologias web em sua concepção. Além disso, o Ceweb.br amplia o escopo desse trabalho ao desenvolver estudos e pesquisas sobre essas tecnologias, que podem auxiliar na formulação de políticas públicas. São diversas publicações que buscam mostrar como as tecnologias padronizadas da Web podem auxiliar na transformação social com mais transparência em governos e instituições, mais liberdade, privacidade, acessibilidade e universalidade. Mais informações em: https://ceweb.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte:  Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).  

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/. 

Informações para a imprensa    
Assessoria NIC.br - nic@maquinacohnwolfe.com  
Ruan Segretti – ruan.segretti@maquinacohnwolfe.com – (11) 97309-7095  
Fernanda Sátiro – fernanda.satiro@maquinacohnwolfe.com – (11) 99203-7650  

Assessoria de Comunicação – NIC.br  
Carolina Carvalho - Gerente de Comunicação - carolcarvalho@nic.br  
Ana Nascimento - Coordenadora de Comunicação – ananascimento@nic.br  

Flickr:https://flickr.com/NICbr/  
X:https://x.com/comuNICbr/  
YouTube:https://youtube.com/nicbrvideos  
Facebook:https://facebook.com/nic.br  
Telegram:https://telegram.me/nicbr  
LinkedIn:https://linkedin.com/company/nic-br/  
Instagram:https://instagram.com/nicbr/