header

ir para o conteúdo
Releases | 11 AGO 2025

Prêmio reconhece atuação do Ceweb.br por uma Web mais acessível no Brasil


Departamento do NIC.br foi um dos vencedores da 4ª edição do Prêmio Líderes de Acessibilidade, que homenageia iniciativas de destaque voltadas à temática

São Paulo, 8 de agosto de 2025 – O Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br), departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), está entre os vencedores do Prêmio Líderes de Acessibilidade, oferecido pela startup Hand Talk. A solenidade de premiação aconteceu nesta sexta-feira (8), durante o 8º Link - Festival Digital de Acessibilidade, realizado em São Paulo (SP). O Ceweb.br foi contemplado na categoria Melhores iniciativas de Acessibilidade Web (Organizações Sem Fins Lucrativos), um reconhecimento de sua atuação por um ambiente online mais inclusivo e plural no Brasil, que atualmente tem 14,4 milhões de pessoas com deficiência, segundo o Censo 2022.

“O prêmio reforça a importância do trabalho do Ceweb.br na consolidação de uma Web que seja, de fato, para todos. São mais de 10 anos promovendo a acessibilidade de forma aberta e sustentável, com projetos de impacto para a sociedade”, celebra Vagner Diniz, gerente do NIC.br.

O Secretário Executivo do CGI.br, Hartmut Glaser, afirma que esse reconhecimento “fortalece ainda mais o compromisso do Comitê Gestor na promoção de um ambiente digital em que a tecnologia seja uma aliada, e não um obstáculo para a participação plena de cada brasileiro”.

O Prêmio Líderes de Acessibilidade está na 4ª edição e é concedido a empresas, organizações e profissionais que se destacam por iniciativas e projetos voltados à essa temática. Ele conta com as categorias: Melhores iniciativas de Acessibilidade Web (Organizações Públicas e Privadas), Profissionais de Acessibilidade e Influenciadores em Acessibilidade.

Diferentes frentes de atuação
O Ceweb.br atua em diversas frentes para promover a acessibilidade digital no Brasil. Em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), coordenou a criação de normas pioneiras, como a NBR 17060 e a NBR 17225, que servem de guia para o desenvolvimento de aplicativos e sites inclusivos. Criou também o projeto TIC Web Acessibilidade, que verifica se páginas Web governamentais brasileiras estão em conformidade com padrões de acessibilidade.

Entre suas contribuições está a tradução autorizada das Diretrizes Internacionais de Acessibilidade na Web (WCAG), referência global para a criação de conteúdo online acessível. Em 2014, o Ceweb.br liderou a tradução para português da versão 2.0 e, em 2025, coordenou a da versão mais recente, a 2.2. Além disso, esse departamento do NIC.br investe em educação e conscientização, publicando materiais como a Cartilha de Acessibilidade na Web, cuja distribuição é gratuita.

Reinaldo Ferraz, especialista de acessibilidade do Ceweb.br e uma das maiores referências nacionais no tema, faz questão de reconhecer a importância da participação da comunidade técnica de especialistas na área em projetos do Centro. “São mais de cem pessoas, incluindo as com deficiência e de diversos setores da sociedade, que colaboram com as nossas atividades para fomentar boas práticas no desenvolvimento de aplicações digitais acessíveis."

Além de promover acessibilidade no ambiente digital, o Ceweb.br realiza estudos e experimentação de novas tecnologias e padrões Web, fornecendo subsídios para a proposição de políticas públicas ligadas ao tema. O departamento tem contribuído ao longo dos anos com a formação de desenvolvedores, a elaboração e disseminação de boas práticas de dados abertos, a aplicação das tecnologias Web na solução de problemas sociais, a investigação e o debate sobre impactos da inteligência artificial na Web.

Sobre o Centro de Estudos sobre Tecnologias Web – Ceweb.br
O Centro de Estudos sobre Tecnologias Web do NIC.br foi criado em 2015 com a missão de conduzir ações e iniciativas que promovam o contínuo desenvolvimento da Web e de seus princípios originais, colaborando para que seja uma rede aberta, universal e acessível a todos. Traz, em seu histórico de atuação, os projetos já desenvolvidos no Brasil pelo Consórcio do W3C, que têm por essência o fomento e uso de tecnologias web em sua concepção. Além disso, o Ceweb.br amplia o escopo desse trabalho ao desenvolver estudos e pesquisas sobre essas tecnologias, que podem auxiliar na formulação de políticas públicas. São diversas publicações que buscam mostrar como as tecnologias padronizadas da Web podem auxiliar na transformação social com mais transparência em governos e instituições, mais liberdade, privacidade, acessibilidade e universalidade. Mais informações em: https://ceweb.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte:  Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).  

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003).   

Mais informações em https://cgi.br/.  

Informações para a imprensa  

Ruan Segretti – ruan.segretti@maquinacohnwolfe.com – (11) 97309-7095
Fernanda Sátiro – fernanda.satiro@maquinacohnwolfe.com – (11) 99203-7650

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Carolina Carvalho - Gerente de Comunicação - carolcarvalho@nic.br
Ana Nascimento - Coordenadora de Comunicação - ananascimento@nic.br

Flickr: https://flickr.com/NICbr/
X: https://x.com/comuNICbr/
YouTube: https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://instagram.com/nicbr/