Histórico de Projetos

Projetos desenvolvidos pelo Ceweb.br ao longo dos 10 anos de trajetória do departamento.

SPUK - Melhorando o ambiente de negócios por meio da transparência

O projeto SPUK - Melhorando o ambiente de negócios por meio da transparência teve como objetivo incentivar a publicação de dados abertos utilizando Web Semântica. A iniciativa, realizada entre 2014 e 2016, buscou promover o uso desses dados para impulsionar novos negócios, produtos, serviços e aumentar a cidadania ativa. Através de parcerias com o Governo do Estado de São Paulo e o Governo Britânico, o projeto produziu guias sobre dados abertos e Web Semântica, além de promover o aumento de bases de dados abertas e acessíveis ao público.

Confira mais informações do projeto em: https://ceweb.br/projetos/spuk/

Inteligência Analítica

Baseado no acordo de cooperação com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Ministério da Justiça, o projeto de Inteligência Analítica aplicada ao processo de participação social consiste em explorar tecnologias de processamento de linguagem natural, machine learning e visualizações de dados a fim de contribuir com o processo de análise de contribuições em chamadas públicas.

A primeira versão com o protótipo e os testes realizados está disponível no Github do W3C Brasil.

Realidade Virtual na Web

O projeto "Realidade Virtual na Web" do Ceweb.br investiga como a Web pode se tornar uma plataforma eficaz para suportar experiências de realidade virtual (RV), sem a necessidade de instalar aplicativos adicionais. O objetivo é garantir a acessibilidade e interoperabilidade dessas experiências imersivas diretamente na navegação web

Confira mais informações do projeto em: https://ceweb.br/projetos/realidade-virtual-na-web/ 

Vídeo 360º na Web

O projeto "Vídeo 360º na Web do Ceweb.br investiga como otimizar a exibição e o compartilhamento de vídeos 360º na web, utilizando tecnologias abertas. Com o aumento da popularidade do vídeo 360º, especialmente devido à realidade virtual, o projeto focou na criação de um player open-source e na elaboração de um guia para publicação desse conteúdo.

Confira mais informações do projeto em: https://ceweb.br/projetos/video360-na-web/

Projeto Adicionas

Grupo de Traballho de Acessibilidade

Acessibilidade na Web significa possibilitar autonomia no acesso à Web por qualquer pessoa, independentemente de alguma deficiência ou limitação de acesso, com o uso de tecnologias e padrões desenvolvidos pelo W3C.

O Grupo de Trabalho de Acessibilidade na Web foi criado em março de 2012 pelo W3C Brasil e passa a contar com a participação ativa do Ceweb.br para promover a discussão de especialistas e pessoas com deficiência sobre ações em prol da acessibilidade na Web no Brasil. O grupo tem mais de 100 participantes e reúne-se bimestralmente pela rede e, pelo menos uma vez por ano, presencialmente, para direcionar projetos relevantes ao tema.
 http://www.w3c.br/GT/GrupoAcessibilidade

Data on the Web Best Practices (W3C)

Lançado pelo W3C (World Wide Web Consortium), a recomendação Boas Práticas para Dados na Web (DWBP) foi redigida por especialistas brasileiros do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).  Com o intuito de ajudar a promover um ecossistema de compartilhamento de dados, essa recomendação provê um conjunto de 35 Boas Práticas, as quais são passíveis de ação sem serem excessivamente prescritivas. Além das Boas Práticas, o grupo produziu dois vocabulários, um para descrever o uso de um conjunto de dados (Dataset Usage Vocabulary) – através do uso em uma aplicação, citação no trabalho de outra pessoa etc. – e outro para descrever a qualidade dos dados (Data Quality Vocabulary).

 

Programa de Fomento à Pesquisa sobre Tecnologias Web

O Programa de Fomento à Pesquisa sobre Tecnologias Web é uma iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), em parceria com a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), implementado pelo escritório brasileiro do W3C, que seleciona centros de pesquisa para apoio a projetos de pesquisa sobre tecnologias Web.
 
 Com os objetivos de promover a pesquisa nacional na área de tecnologias, soluções e estudos de impacto baseadas na Web; a atuação integrada de instituições de pesquisa em torno das áreas temáticas e do desenvolvimento da Web, por meio de redes temáticas e multidisciplinares; e possibilitar a participação de instituições nacionais de pesquisa nos Grupos de Trabalho internacionais do W3C (Working Groups), cuja função é desenvolver os padrões para a Web.
 
 Sua primeira edição teve início em 2011 e terminou em 2016 e teve 5 projetos fomentados: Interfaces Web Dirigidas por Modelos Semânticos, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC)-Rio; Interoperabilidade semântica de Dados Abertos Governamentais com Base em ontologias: contribuições para o W3C pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); LODI - Um Framework para Integração de Dados Abertos e Linkados do Governo Brasileiro pelo CIn da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Observatório do Governo Eletrônico pelo InWeb da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Plataforma para o desenvolvimento ágil e eficiente de aplicações semânticas pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e pela Universidade de São Paulo (USP).