Mover-se na Web
A Web, fundamentada em padrões abertos, foi criada para que todas as pessoas pudessem não só usá-la, mas também para que contribuíssem com o seu aprimoramento. O princípio fundamental da Web é garantir que as informações estejam disponíveis a todos, sem barreiras relacionadas à origem, tipo de deficiência, dispositivo ou outras limitações.
Os padrões que asseguram a universalidade, acessibilidade e segurança da Web são desenvolvidos pelo W3C (World Wide Web Consortium).
A Chamada Mover-se na Web incentiva o uso das tecnologias abertas da Web no desenvolvimento de aplicativos. Dentro do escopo da Chamada, todas as soluções que forem selecionadas para o projeto devem ser desenvolvidas com código aberto e publicadas no GitHub. Isso permite que qualquer interessado possa usar ou colaborar com melhorias nas soluções de forma colaborativa.
Confira na íntegra o projeto: Mover-se na Web
A primeira edição surgiu em 2019 como: programa Piloto Mover-se na Web - Articulação Pró-Brumadinho através da parceria do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com apoio do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
Com o objetivo de ajudar a comunidade de Brumadinho após o rompimento da barragem, fomentando projetos que utilizem tecnologias abertas da Web e empreendedorismo. Foram 4 universidades selecionadas através de um edital e as soluções foram baseadas em tecnologias abertas da Web com foco em empreendedorismo.
Confira na íntegra: Mover-se na Web - Brumadinho