O segundo estágio do sistema de estrelas requer que as informações sejam publicadas na Web sob uma licença aberta, mas requer que essas bases fiquem disponíveis num formato estruturado, que permita a manipulação facilitada de suas linhas e colunas.
Ou seja, enquanto a primeira estrela permite que imagens escaneadas de tabelas e arquivos PDF de relatórios sejam publicados, para se obter a segunda estrela é necessário que o arquivo seja disponibilizado de uma forma que permita a manipulação em aplicativos de análise e estruturação de dados, sem a necessidade de digitar essas informações manualmente. Arquivos do Excel (.xlsx), por exemplo, são arquivos estruturados.
A segunda estrela não faz qualquer exigência em relação ao aplicativo que gerou o arquivo ou ao formato do documento, desde que ele seja estruturado.
Quais os benefícios de
Além de todos os benefícios da primeira estrela, as duas estrelas permitem que os usuários usem aplicativos proprietários, como o Excel, para agregar, fazer cálculos, visualizações e outras operações com os dados disponibilizados. Além disso, é possível exportá-los para outro formato estruturado com facilidade.
Quem publica ainda pode fazê-lo de forma simples, apenas atentando-se ao fato de que o arquivo publicado deve estar num formato estruturado, mas respeitando que ele deve estar na Web e distribuído sob uma licença aberta.
Pode parecer pouco, mas as duas estrelas representam um grande avanço na abertura de dados, uma vez que as informações estão disponíveis na Web de forma estruturada e sob uma licença aberta. Contudo, os dados ainda estão trancados dentro de um documento. Para extraí-los de lá, dependendo do formato utilizado, será preciso usar um programa proprietário (que pode custar dinheiro), o que é um obstáculo para diversas pessoas.