38 Formato JSON

O formato JSON (JavaScript Object Notation) é um formato aberto usado como alternativa ao XML para a transferência de dados estruturados entre um servidor de Web e uma aplicação Web. Sua lógica de organização tem semelhanças com o XML, mas possui notação diferente. O formato ganhou popularidade em serviços da Web, como clientes de email e sítios de compras, pois consegue transmitir uma grande quantidade de informações entre o cliente e o servidor usando uma quantidade menor de caracteres.

Os arquivos JSON também trabalham com pares de atributos e valores e em vez de marcadores, como no XML, utilizam delimitadores em cadeias: {}, []; e "". Um típico arquivo JSON é estruturado da seguinte forma:

Macintosh HD:Users:cburle:Documents:W3C Br:Dados Abertos:SPUK:Guias Abertura de Dados e Web Semântica:Ilustrações:FINAL_arte_final_figuras_guia_de_abertura_de_dados 2:PDF:codigo_pag63.pdf

O delimitador { marca o início de uma seção e o } marca seu fim. Os pares de valor e atributo são separados por : e seus valores, quando texto, ficam entre aspas (números, por exemplo, não recebem as aspas). No exemplo abaixo, a "localidade 6" é um atributo que recebe uma série de valores (Continente, País e Capital):

Macintosh HD:Users:cburle:Documents:W3C Br:Dados Abertos:SPUK:Guias Abertura de Dados e Web Semântica:Ilustrações:FINAL_arte_final_figuras_guia_de_abertura_de_dados 2:PDF:codigo_pag64.pdf

Repare que o valor da "localidade 6" é um novo conjunto de pares atributo-valor. Esse novo conjunto é iniciado com o delimitador { e finalizado com }. Essa lógica de encadear conjuntos de pares pode ser repetida inúmeras vezes, criando diversos níveis para a estrutura de dados desejada.