O terceiro estágio do sistema de estrelas é semelhante ao segundo, mas inclui uma exigência: a de que os arquivos estruturados disponibilizados na Web sob licença aberta sejam gerados em um formato não proprietário. Em vez de um documento no formato .xlsx, gerado pelo aplicativo proprietário Excel, por exemplo, a opção seria usar o CSV, um formato estruturado que não depende de programas proprietários para ser manipulado.
Quais os benefícios de
Os órgãos que conseguirem chegar às três estrelas da abertura de dados vão oferecer aos cidadãos todos os benefícios das duas estrelas, além de permitir que qualquer um possa baixar e manipular os dados da forma mais conveniente, sem exigir a utilização de um aplicativo específico.
Quem publica deve prestar atenção aos conversores e plug-ins necessários para exportar os dados a partir de um formato proprietário para um formato aberto. Todo o processo de publicação ainda permanece razoavelmente simples, uma vez que trata-se apenas de disponibilizar documentos em formato aberto na Web e distribuídos com uma licença aberta.
Nas três estrelas, qualquer pessoa pode utilizar os dados de forma fácil, mas essas informações podem ser disponibilizadas em formatos que permitem ainda mais interação entre sistemas e facilitam o seu compartilhamento.