22 Resumo sobre as 5 estrelas

As cinco estrelas dos dados abertos servem como uma diretriz sóbria e objetiva em relação aos objetivos de cada órgão público para abertura de suas bases. Em suma:

capitulo

Publicar bases na Web (em qualquer formato) com licença aberta

capitulo capitulo

Publicar bases em formato estruturado com licença aberta

(ex: arquivo Excel, em vez de imagem escaneada)

capitulo capitulo capitulo

Usar formatos não proprietários e uma licença aberta

(ex: arquivo CSV <link para formato CSV> em vez de Excel)

capitulo capitulo capitulo capitulo

Usar URIs para descrever coisas, para que qualquer um possa identificá-las

capitulo capitulo capitulo capitulo capitulo

Conectar seus dados a outras bases para dar contexto

Tendo em vista as recomendações do sistema desenvolvido por Tim Berners-Lee, o "Plano de Abertura de Dados" poderá ser desenvolvido levando-se em consideração...

...o escopo

Ao se preparar para abrir suas bases, o órgão deve escolher quais bases, ou suas partes, deverão ser abertas. Essa abertura, se guiada pelo esquema das cinco estrelas dos dados abertos, deve levar em consideração os desafios técnicos e humanos para se conseguir chegar a três estrelas, por exemplo, ou cinco.

É possível que algumas das bases já estejam prontas para serem publicadas na Internet em formato estruturado e aberto e com licença aberta (três estrelas), ou que outras existam apenas em formatos fechados e não estruturados, mas possam ser colocadas em sítio da Web com licença aberta (uma estrela).

O escopo vai ajudar a mapear quais bases poderão ser abertas e em qual regime de estrelas elas entrarão, de uma a cinco. O número de estrelas vai depender dos recursos técnicos e humanos disponíveis ao órgão.

...a priorização

Depois de definido o escopo de abertura de bases em relação ao número de estrelas que se deseja atingir com cada uma delas, é preciso definir qual será a priorização para a publicação dessas bases.

Quais bases poderão ser publicadas imediatamente? Com quantas estrelas?

Quais bases precisarão passar por algum tratamento antes de serem publicadas?

Quais bases serão publicadas no longo prazo?

Qual será o mínimo de estrelas que o órgão deseja conseguir em todas as bases que forem publicadas?

Essas são algumas das perguntas a serem feitas pela equipe responsável pela abertura de bases em relação à priorização.

...as partes interessadas

A abertura de bases também deve levar em consideração quais áreas dos órgãos, sejam diretorias, coordenadorias ou subsecretarias etc, farão parte do esforço de abertura de bases, tendo em vista o número de estrelas que se deseja conquistar. Cada área deverá ser responsável pelo fornecimento dos dados que produz em formatos que estejam de acordo com o número de estrelas definido no escopo do plano de abertura.