23 Equipes de Abertura de Dados
Para abrir as bases de dados do seu órgão, será preciso pensar em quais atores estarão envolvidos diretamente com o fluxo de trabalho de publicação dessas bases na Web, de modo que elas estejam sempre atualizadas e sigam um padrão coerente de divulgação. O número de pessoas e o perfil dos profissionais envolvidos vai depender da quantidade de estrelas que o seu órgão deseja alcançar para abrir as bases. Veja o perfil mínimo dos profissionais necessários em cada uma das estrelas:
Publicar bases na Web (em qualquer formato) com licença aberta
Equipe:
●Técnico do setor público, guardião ou responsável pela base que deverá ser aberta.
●Profissional de TI que ficará responsável por colocar os documentos em sítio da Web, junto com a licença aberta.
Fluxo de trabalho simplificado: Técnico do setor público envia base (em qualquer formato) para que profissional de TI, que disponibiliza a base no sítio da Web do órgão, com a licença aberta.
Publicar bases em formato estruturado
Equipe:
●Técnico do setor público, guardião ou responsável pela base que deverá ser aberta, atentando-se para o fato de que a base deve estar num formato estruturado (ex: arquivo Excel, em vez de imagem escaneada).
●Profissional de TI que também vai se certificar de que a base está num formato estruturado e ficará responsável por colocar os documentos em sítio da Web, junto com a licença aberta.
Fluxo de trabalho simplificado: Técnico do setor público, guardião ou responsável pela base que deverá ser aberta, se necessário, converte a base de dados para um formato estruturado, recebendo auxílio do profissional de TI. Esse profissional envia o documento, junto com sua licença aberta, para sítio da Web do órgão público.
Usar formatos não proprietários
Equipe:
●Técnico do setor público, guardião ou responsável pela base que deverá ser aberta, atentando-se para o fato de que a base deve estar, no mínimo, num formato estruturado e não proprietário (ex: arquivo CSVem vez de Excel).
●Profissional de TI que também vai se certificar de que a base está num formato estruturado, caso necessário, converte a base para um formato aberto e ficará responsável por colocar os documentos em sítio da Web, junto com a licença aberta.
Fluxo de trabalho simplificado: Técnico do setor público, guardião ou responsável pela base que deverá ser aberta, se necessário, converte a base de dados para um formato estruturado aberto, recebendo auxílio do profissional de TI. Este profissional envia o documento, junto com sua licença aberta, para sítio da Web do órgão público.
Usar URIs para descrever coisas, para que qualquer um possa identificá-las
Equipe:
●Técnico do setor público, guardião ou responsável pela base que deverá ser aberta, atentando-se para o fato de que a base deve estar num formato estruturado e aberto.
●Profissional de TI que ajudará no preparo dessa base de dados para que ela possa se adequar aos padrões descritos no Guia de Web Semântica <link Guia de Web Semântica>.
●Profissional de TI que ficará responsável pela manutenção dessas bases na Web, junto com a licença aberta.
Fluxo de trabalho simplificado: Técnico do setor público, guardião ou responsável pela base que deverá ser aberta recebe auxílio do profissional de TI para adequar a base de dados aos padrões descritos no Guia de Web Semântica. A base é então publicada (ou atualizada) em sítio da Web, com infraestrutura adequada para embarcar Dados Conectados.
Conectar seus dados a outras bases para dar contexto
A equipe e o fluxo de trabalho simplificado para as cinco estrelas são semelhantes aos de quatro estrelas.