41 Formato Shapefile
O shapefile é um formato para bases de dados geoespaciais e vetoriais em sistemas de informação geográfica (no inglês, GIS - Geographic Information System). Ele foi desenvolvido e é regulado pela empresa Esri. É considerado um formato aberto, apesar de proprietário. Por ser aberto, o formato recebe suporte de diversos aplicativos de processamento de mapas gratuitos e de código livre. O shapefile pode descrever espacialmente qualidades de vetores (pontos, linhas e polígonos, para rios, lagos e poços, por exemplo) e cada item normalmente possui atributos que o descrevem, como nome e temperatura.
Apesar de ser um termo no singular, o formato shapefile consiste numa coleção de arquivos de mesmo nome e terminações diferentes, armazenados no mesmo diretório. Existem três arquivos obrigatórios para o funcionamento correto de um shapefile: .shp, .shx e .dbf. O arquivo shapefile propriamente dito é o .shp, mas se distribuído sozinho não será capaz de exibir os dados armazenados. A distribuição deve ser feita juntamente com os outros dois arquivos.
Os arquivos obrigatórios são:
●.shp — formato shape; as características da geometria propriamente dital
●.shx — formato índice de shape; um índice com as características das geometrias para permitir buscas mais rápidas
●.dbf — formato de atributos; atributos apresentados em colunas para cada "shape"
Em cada um dos arquivos obrigatórios, cada "shape" em cada arquivo corresponde aos outros em sequência (o primeiro registro no arquivo .shp corresponde ao primeiro registro nos arquivos .shx e .dbf, e assim por diante).
Não é viável gerar arquivos shapefile manualmente, como seria possível gerar arquivos CSV, XML e JSON, pois eles possuem natureza binária. Normalmente, esses arquivos são gerados a partir da manipulação de pontos e características em mapas nos próprios aplicativos de geoprocessamento.