header

ir para o conteúdo

História do Ceweb.br

A Web é a maneira mais conhecida e usual de acessar via Internet diferentes tipos de dados, informações e formatos digitais. Desde sua definição em 1989, a partir de uma estrutura de hiperlinks de conteúdos, a Web cresceu como a principal referência de troca de dados e ganhou um novo impulso com os navegadores que decodificavam os pacotes de dados em formatos gráficos e de fácil interação. Esse sistema se tornou uma estrutura hegemônica e democrática de acesso e interação na Internet.  

Sem os recursos e tecnologias como URI, HTML, HTTP e HTTPS seria impensável haver diversos serviços hoje disponíveis, como a vasta comunicação multimeios, a venda e compra de produtos, etc.

A evolução tecnológica fez com que a Web, modelo livre e não “proprietário”, se transformasse em uma complexa e dinâmica rede de dados e usuários conectados. A Web é uma interface de presença universal, abrangendo a maioria das camadas de acesso da Internet, não só em computadores, celulares, tablets, mas também em outros objetos do dia-a-dia, como carros, eletrodomésticos e acessórios pessoais.

Neste contexto, o Consórcio World Wide Web (W3C) se estruturou internacionalmente como um consórcio de organizações filiadas para desenvolver padrões para a Web, possibilitando que ela atinja todo seu potencial e garanta seu crescimento ao longo do tempo. A importância do consórcio que desenvolve e promove a Web é inegável. O W3C tem sido, desde a criação da Web, um ambiente rico, efervescente e vibrante, cheio de ideias e novidades que deságuam na Internet e, assim que tocam a superfície, se espalham em uma infinidade de aplicativos novos e websites com diferentes funções.

O Escritório W3C no Brasil, seguindo essa tradição, tem impulsionado e incentivado de maneira única o desenvolvimento da Web no país desde 2008, quando foi instalado com apoio do Comitê Gestor da Internet (CGI.br). Agora, o Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), inicia seus trabalhos a partir dos passos já trilhados pelo Escritório W3C Brasil. O Centro engloba a iniciativa para extrapolar as fronteiras dos padrões Web, para integrar novos elementos ao escopo do trabalho e a reforçar o desenvolvimento da Web no Brasil.