Realidade Virtual na Web

sobre o projeto

A grande promessa da Realidade Virtual é a criação de experiências imersivas capazes de florescer o sentido de presença no usuário; ou seja, um envolvimento com o ambiente a tal ponto que faça com que o usuário tenha a sensação de estar em um outro universo, dessa vez virtual. Para que esse objetivo seja alcançado, a interação entre o usuário e o ambiente virtual deve ser a mais fluida possível, o que significa dizer que o ambiente digital necessita responder à todas as ações do usuário com o mínimo de atraso, o que demanda um poder de processamento gráfico muito alto.

Hoje, com as tecnologias de GPU e técnicas de processamento já é possível encontrar diversas aplicações stand-alone de realidade virtual que trazem experiências aceitáveis para o usuário. Uma das questões que o Ceweb.br está investigando é como a Web poderá se tornar a próxima plataforma a dar suporte aos projetos de realidade virtual, garantindo acessibilidade e interoperabilidade, sem a fricção de instalar uma nova aplicação toda vez que for necessário acessar uma nova experiência de realidade virtual.  

Além dos aspectos técnicos, há questões de design de interação, usabilidade e experiência do usuário na Web que também estão sendo estudados pelo Ceweb.br. O paradigma da janela, que é a maneira como interagimos como as aplicações Web atuais, deverá sofrer uma ruptura nos próximos anos e afetará a forma como navegaremos pelo universo informacional, trazendo uma abordagem mais eficiente e adequada. Pesquisas na área de neurociência e psicologia cognitiva, apesar de estarem em fase inicial, já apontam que o usuário ganha produtividade e tem um desempenho melhor de percepção utilizando tecnologias de Realidade Virtual, por trazer imersão em um espaço tridimensional, do que utilizando uma tecnologia de tela plana baseada no paradigma da janela .