Vídeo 360º na Web

sobre o projeto

O vídeo já é um dos tipo de conteúdos mais publicados e consumidos na Web e, de acordo com a CISCO, espera-se que ele seja o responsável por 82% de todo o tráfego da Internet em 2020.  Nos últimos meses, muito por conta do ecossistema de tecnologias de realidade virtual, acompanhamos o lançamento de diversos serviços e produtos para captura e publicação de vídeo em 360º, que é uma maneira interessante para a criação de projetos de storytelling, experiências imersivas e interação na Web.

As principais plataformas na Web estão começando a dar suporte ao formato de  vídeo 360º, mas utilizando tecnologias fechadas e proprietárias. O Ceweb.br está pesquisando as técnicas e melhores práticas de exibição de vídeo 360º para que seja possível elaborar um guia de publicação deste tipo de conteúdo, além do desenvolvimento de um player open-source de vídeo 360º na Web.

É importante ressaltar que o processo de produção de um  vídeo 360º é diferente do formato tradicional, o que requer técnicas de capturas e construção de narrativas que ainda estão em fase exploratória. Neste sentido, o Ceweb.br tem estudado como o vídeo 360º pode se tornar um tipo de conteúdo afetivo para a criação de novas abordagens de storytelling na Web.