SPUK - Melhorando o ambiente de negócios por meio da transparência

sobre o projeto

Como publicar Dados Abertos com Web Semântica e incentivar o uso de dados para criar novos negócios

O projeto SPUK - Melhorando o ambiente de Negócios por meio da Transparência ocorreu de 2014 a 2016, através de uma parceria realizada entre o Governo do Estado de São Paulo, o Governo Britânico e o Núcleo de Informação e Coordenação do NIC.br. O Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) implementou o projeto pelo NIC.br, que teve como objetivo incentivar a publicação de dados abertos com Web Semântica e o uso desses dados, seja para fazer novos negócios ou para promover a cidadania ativa. Produziu três Guias em português, inglês e espanhol: Dados Abertos; Web Semântica; Incentivo ao Uso de Dados Abertos. Promoveu o aumento de 70% do número de bases de dados em formato aberto, totalmente acessíveis e compreensíveis por qualquer pessoa. 3% dessas bases aplicaram o conceito de Web Semântica.

Porque o SPUK é importante?

Os dados governamentais são uma fonte muito rica e poderosa para promover a transparência nos governos, fomentar a economia através do desenvolvimento de novos negócios, produtos e serviços, além de também auxiliar em melhorias na gestão pública e melhor uso de recursos financeiros.

Por isso, os dados públicos devem ir além dos governos e estarem disponíveis aos cidadãos em formato aberto e aptos para serem usados e reutilizados.

Como o SPUK funciona?

Com base na experiência realizada pelo Reino Unido, o NIC.br, por meio do Ceweb.br, é a agência implementadora do projeto. A equipe do Ceweb.br coordena conjuntamente com a equipe do iGovSP o desenvolvimento dos Guias de Dados Abertos, Web Semântica e Incentivo ao uso dos Dados Abertos.

Esses Guias servem como base para a realização, implementação e análise de ações  aplicadas em projetos pilotos no nas áreas da saúde, transporte, meio ambiente, educação. Além disso, estão disponíveis na Web com licença Creative Commons, e podem ser reutilizados por outros governos e pessoas interessadas nesses assuntos.

Relatório Executivo

Prestação de contas Ano I (de Outubro/2014 à Março/2015)
Prestação de contas Ano II (de Abril/2015 à Março/2016)