Web Semântica para desenvolvedores: por onde começar
Este post surgiu da necessidade de utilizar mais de 140 caracteres para responder a pergunta do @ivomarsan no Twitter.
Eu compartilhei os slides da minha palestra sobre Web Semântica no #RockAndCode e o @ivomarsan enviou a seguinte mensagem:
@newtoncalegari Recomendaria estudar apenas pela documentação ou existe outro manual legal?
— Ivomar (@ivomarsan) December 1, 2015
Como havia comentado na palestra, este tópico, assim como diversos outros, é bastante extenso e possui diferentes frentes que podem ser estudadas, por isso tentarei indicar materiais que estejam mais relacionados com a implementação e uso de conceitos relacionados com Web Semântica pelos desenvolvedores web.
Para ter uma visão geral sobre o tema, podemos começar com a leitura dos materiais disponíveis no site do W3C Brasil e da página de Data Activity do W3C.
Recomendo também o livro Dados Abertos Conectados, escrito pelos professores Ig Bittencourt e Seiji Isotani e publicado pela Editora Novatec em parceria com o Ceweb.br. Eles abordam Web Semântica de um modo bastante didático, apresentando “os itens” que compõem a pilha tecnológica da Web Semântica, como o uso de URI, o modelo RDF, e até mesmo uso e criação de Ontologias.
Pilha tecnológica da Web Semântica, disponível em bnode.org.
O livro está disponível de sob a licença Creative Commons no site do Ceweb.
Na palestra eu apresentei as especificações RDFa e JSON-LD e mostrei alguns exemplos de como o Google faz uso dos vocabulários do schema.org para obter os dados estruturados que são utilizados para gerar os resultados com Rich Snippets.
As duas especificações são simples e fáceis para serem lidas e implementadas, possuem diversos exemplos que facilitam o entendimento.
RDFa permite utilizar RDF em conteúdo HTML
O ponto de partida para estudar RDFa é a recomendação RDFa 1.1 Lite, na qual são apresentados os atributos básicos: vocab, property, typeof, prefix e resource.
O tutorial Structured data with schema.org codelab escrito pelo Dan Scott também é muito bom, recomendo a leitura.
O site RDFa.info disponibiliza alguns links e recursos relacionados com RDFa, como bibliotecas e validadores.
Além disso, o Manu Sporny, editor das especificações RDFa e JSON-LD, gravou alguns vídeos sobre Web Semântica, apresentando o assunto de maneira bem clara e simples:
JSON para Linked Data
Para estudar mais sobre JSON-LD eu recomendo o site JSON-LD.org, nele há diversos links e recursos sobre a especificação, além de uma área de playground, na qual você pode testar seu código JSON-LD.
A recomendação JSON-LD 1.0 também é uma fonte muito boa, ela é bastante completa e possui muitos exemplos tornando mais fácil o entendimento.
Utilizando Schema.org
Na palestra mostrei exemplos de uso do Schema.org pelo Google, com os resultados no Rich Snippets.
A documentação do Google orientando o uso de dados estruturados em seus produtos é bem útil.
Há também a página de referência sobre as marcações utilizadas pelo Google para gerar os Actions and Highlights, a qual possui conteúdo explicando como utilizar JSON-LD para fazer como o Github fez.
Os recursos compartilhados aqui podem servir como ponto de partida para estudar Web Semântica e começar publicar dados estruturados na Web.
No twitter do @cewebbr e do @w3cbrasil sempre há conteúdo interessante sobre Web Semântica.
Newton Calegari, @newtoncalegari