2. Oportunidades de atuação de intermediários na maximização do valor de dados abertos governamentais
Os atores, principalmente os da rede de intermediários, justificam seus negócios através da prestação de serviços que agregam valor aos usuários. Há uma grande variedade de serviços nessa rede, por meio dos quais é possível identificar as oportunidades de negócios, entre eles, podem ser citados os seguintes:
-
na elaboração de dados
- classificação, enriquecimento e indexação de dados;
- estruturação de dados;
- análise semântica, adaptação, proveniência e ligação de dados;
- filtragem, extração, validação e correção de dados;
- combinação e integração de dados – georreferenciamento;
-
na prestação de serviços de dados
- intermediação;
- aplicativos para uso específico;
- repositórios e plataformas de acesso;
- ferramentas de análise;
- asseguramento de qualidade;
- asseguramento da segurança e privacidade das informações;
-
na publicação e apresentação
- análise, contextualização e personalização;
- provimento de serviços de análise, visualização;
- distribuição ativa e passiva;
- incorporação de dados em outros serviços;
- provimento de dados e metadados em forma interoperável;
- provimento de busca e navegação avançadas.
Há uma grande quantidade de relatos de iniciativas de sucesso que podem servir de inspiração para empreendedores e para orientação aos produtores/publicadores de dados abertos governamentais, nas atividades de fomento para a agregação de valor aos dados abertos, como os casos do Open Data Institute9, os projetos que participaram de concursos como o NYC BigApps10 e o estudo da Deloitte para o Department for Business Innovation and Skills11.
O órgão promotor da difusão de dados abertos poderá estimular iniciativas por meio do compartilhamento dessas possibilidades adaptadas à sua área, com o fomento à estruturação da rede e a viabilização de negócios específicos.
2.1 Modelos de negócios de dados abertos governamentais
Ainda que o objetivo deste guia seja o de orientar produtores e publicadores de dados abertos governamentais, é importante compreender os modelos de negócio ou condições de viabilização da atividade por parte da comunidade de intermediários e usuários, dada a importância destes12 e uma vez que condicionam as suas demandas quanto à forma de relacionamento e o nível de serviço requerido por parte do produtor/publicador para a sustentabilidade das iniciativas. Os modelos de negócios para dados abertos governamentais são apresentados na Figura 2 abaixo.
Figura 2: Modelos de negócios para dados abertos governamentais
Os empreendedores de dados abertos governamentais podem ser motivados por benefícios econômicos diretos ou indiretos ou ainda atuarem sem visar ao lucro direto com essa atividade.
Entre os negócios que visam ao lucro direto, há os que se remuneram pela venda de informações, por meio de assinatura, remuneração pelo tráfego gerado ou os que buscam benefício indireto por meio da incorporação de dados abertos governamentais a outros serviços.
Empreendedores de intermediação também podem gerar renda para si oferecendo os seus dados aos usuários com licença aberta, através de:
Podem também ser gratuitos aos usuários, gerando renda por meio de:
- publicidade,
- visibilidade de marca,
- reputação,
- subsídios cruzados,
A publicação dos dados pode ainda ser viabilizada com o suporte de:
- recursos de públicos ou de
- filantropia e
- usando modelos comunitários de participação voluntária.
Esses usuários, pela dimensão dos seus negócios, pelas competências, pelas necessidades de níveis de serviço, requerem tratamento diferenciado por parte da cadeia.
A partir do conhecimento das alternativas de modelos de negócios, o órgão público promotor da difusão de dados abertos pode ajudar na viabilização de intermediários por meio da mobilização de patrocínios e modelos de negócios que permitam oferecer serviços gratuitos aos usuários.
A exploração em maior detalhe das oportunidades de negócios de dados abertos governamentais e orientações específicas aos empreendedores não fazem parte do presente guia, podendo o leitor interessado consultar a bibliografia adicional sobre o assunto13.