Sumário Executivo

O uso efetivo de Dados Abertos publicados pelo Governo depende, além da sua disponibilização normatizada na legislação, também da criação de uma cultura de uso e reuso dos dados.

O presente guia de referência trata: i) do papel desses órgãos na difusão dessa inovação para usuários, que podem ser: cidadãos, empresas, organizações sem fins lucrativos ou outros órgãos públicos, e ii) do relacionamento com os esses usuários.

Deste modo complementa as contribuições das publicações “Guia de Dados Abertos”, “Guia de Web Semântica” do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web - Ceweb.br, departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br o e a tradução do “Guia do Modelo de Maturidade de Dados Abertos” do Open Data Institute, que orientam os órgãos públicos quanto produção e publicação dos dados abertos.

Esse esforço de incentivar o uso de dados abertos se justifica pelos seus benefícios sociais e econômicos, pelo aumento de transparência e responsabilização do governo, pela criação de serviços de valor econômico, pelo estímulo à inovação e pela melhoria no desempenho dos próprios órgãos públicos.

Um papel importante neste processo pode ser desempenhado por pessoas ou organizações que intermediam o fluxo de dados abertos entre o produtor e os usuários, gerando valor através da facilitação do acesso ou agregando valor através: da integração e combinação com outros dados, da elaboração de análises, na construção de formas de apresentação para fins específicos ou ainda pela integração em outros serviços de interesse público.

Este relacionamento entre produtores, intermediários e usuários pode resultar em cadeias de suprimento complexas que geram um mercado de informações com grande potencial econômico, que se soma ao valor gerado pelos usuários finais.

Os órgãos públicos produtores e publicadores de dados abertos tem um papel importante no desenvolvimento deste ecossistema pelo seu papel de elo principal na cadeia de valor, como provedores de seu insumo essencial e, por vezes, também como grandes usuários dos serviços resultantes.

Este guia trata das implicações dessa atuação externa dos órgãos produtores e publicadores para suas próprias atividades de gestão da produção e relacionamento com os usuários e parceiros.

O presente guia traz recomendações para a atuação dos órgãos públicos no processo de difusão, promoção e criação de uma cultura de uso de dados abertos através do estímulo às comunidades de usuários, da criação da rede de negócios de intermediação e na sustentação do relacionamento com usuários e intermediários.

A partir do estudo de casos de sucesso e modelos teóricos desenvolvem-se modelos de referência e recomendações para práticas de atuação dos órgãos públicos. Referências à bibliografia adicional de modelos conceituais e práticas permitem ao leitor interessado aprofundar o conhecimento de temas específicos, bem como identificar parceiros na comunidade internacional de dados abertos de governo.